Visamos trazer uma informação de qualidade com dicas, avaliações e comparativos, tudo isso com detalhamento técnico, mas também simples para o público em geral entender.

domingo, 10 de fevereiro de 2019

Android Auto, Apple Car Play, Mirrorlink - O que significa essas tecnologias?

    Até meados do inicio do século quem quisesse fazer uma viagem de carro tinha que estudar com muito cuidado o caminho antecipadamente, comprar livros ou guias que indicavam as estradas/avenidas/ruas que deveriam ser seguidas e torcer para que nenhuma mão de direção tivesse sido invertida, alguma rua criada, ou alguma conversão proibida. Porém nos últimos 10 anos(#10yearchallenge?) essa situação mudou drasticamente, principalmente com o lançamento do primeiro carro com GPS de fábrica(que na verdade veio alguns anos antes no final de 2007 já como linha 2008), ok que na verdade o carro vinha com um gps portátil(desses que você fixa no para-brisa) e não um GPS embutido propriamente dito, mas já era um começo.
    Acontece que com a popularização de aplicativos de navegação como Google Maps, Waze, Here, Apple Maps, dentre outros, cada vez menos pessoas escolhiam o GPS tradicional e acabavam substituindo-o por aplicativos no próprio celular, que além das tradicionais funções ainda possuem situação do transito em tempo real, mapa colaborativo(em tese sempre atualizado), aviso de obras, acidentes, dentre diversas outras funções. De olho nesse mercado as montadoras passaram a oferecer centrais multimídias de série(com um ponta pé inicial de novo por um carro da GM, mas dessa vez o Onix foi escolhido) com suporte a diversos sistemas que conversam entre celular e central como: Mirrorlink, Android Auto, Apple Carplay. Nessa matéria você vai conferir as principais características e como cada sistema funciona.

    
    A tecnologia mais antiga de todas é a MirrorLink, basicamente essa tecnologia nasceu com o próposito de literalmente espelhar o que está sendo exibido no celular dentro da central multimídia, essa mesma tecnologia também é utilizada em televisores para o mesmo propósito. Por ser a mais antiga ela possui algumas limitações, por exemplo, se você utiliza o Waze/Maps/Here esqueça, esses aplicativos não são compatíveis, com exceção as centrais que possuam MirrorLink mas que permitam a operação direto no celular, ou seja, toda ação que você executar no celular será espelhada para a tela do veículo. A maioria no entanto permite a operação apenas na tela do veículo o que limita a opção de aplicativos a serem instalados.
    No entanto uma vantagem dessa tecnologia é que por ser a mais antiga também é a melhor aproveitada em termos de desempenho e compatibilidade. Essa tecnologia funciona tanto em celulares Apple quanto Androids(até mesmo em Nokias), ou seja, não precisa se preocupar em trocar de aparelho. Outro ponto positivo é que por demandar muito pouco processamento, mesmo os mais antigos conseguem apresentar um resultado satisfatório.


    Uma outra tecnologia disponível é o Android Auto. Apesar do nome esse é um software instalado diretamente no seu carro e permite a interação com, obviamente, apenas celulares Android. A grande vantagem desse sistema é que todas operações são feitas diretamente na tela, geralmente, touch do seu veículo, além de possuir uma interface totalmente voltada para um acesso rápido as principais funções(espere ícones grandes, teclado espaçoso, dentre outros). Outro ponto forte é que muitos aplicativos famosos da Play Store estão disponíveis para serem instalados diretamente no seu carro, tais como: Spotify e Rdio, isso sem contar o já nativo Google Maps e o recém adicionado Waze(Sim apesar de possuir Android Auto nem todas as multimídias possuem o aplicativo Waze disponível), cada vez mais carros contam com o recurso que facilita bastante o dia-a-dia dos motoristas.

    Por fim temos o Apple Carplay em que seguindo a mesma linha dos demais produtos e serviços da Apple possui um controle bem mais rigoroso e qualitativo em relação aos apps disponíveis, no entanto como é esperado a sincronização com seu iPhone é feita de uma maneira totalmente intuitiva e rápida. Possuí atualmente, tal como o Android Auto, os principais aplicativos da Apple Store. O funcionamento de ambos sistemas é bem similar e um ponto interessante é que apesar de não ser um regra, a maioria dos carros com centrais multimídia inteligentes contam com os dois sistemas(Android Auto e Apple Carplay).

    No fim das contas todas opções atendem a determinado publico específico, seja usuários de smartphones mais antigos(mirrorlink), Android(Auto), Apple(Carplay). Um ponto importante para você se atentar é que caso você escolha Android Auto ou Apple CarPlay, certifique-se que o veículo possua uma versão atualizada desses sistemas para garantir que os aplicativos mais recentes rodarão sem problemas.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Sobre o Autor

Editor Chefe

Haroldo, formado em Ciências da Computação e cursando Pós-graduação em Engenharia de Software, dedica seu tempo livre em postagens sobre o mundo automotivo. Desde pequeno apaixonado por carros e velocidade.

Colunista Vez das Mulheres


Mildredh, formada em Ciências da Computação e participante ativa do site, postando sua visão feminina sobre diversos assuntos automobilísticos, mostrando a presença cada vez maior das mulheres ao volante.

Dados de Contato

Se você deseja entrar em contato conosco para publicar em nosso site uma matéria patrocinada, fornecer veiculo para avaliação ou mesmo enviar dúvidas ou sugestões, envie um e-mail para: milmotores@gmail.com