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quinta-feira, 24 de setembro de 2015

A relevância das centrais multimídia


Nos dias de hoje, cada vez mais percebemos um aumento na quantidade de veículos que saem com centrais multimídia. Esse vem se tornando um equipamento muito desejado pelos consumidores e vem se popularizando de maneira bem rápida. O que muitos não sabem é que existem diversos tipos de centrais multimídia, desde as mais simples, até as mais complexas. O objetivo dessa matéria é abordar esses tipos de centrais multimídia e mostrar como ela vem alterando a forma de interação homem/máquinas, confira a seguir ;)


Centrais Multimídias Genéricas



O primeiro tipo que temos são as centrais genéricas, ou seja, elas cabem em praticamente qualquer carro. Esse é o tipo mais comum de central multimídia, principalmente para quem possui um carro um pouco mais antigo, mas não abre mão de tecnologia. Geralmente possuem um navegador GPS integrado, saída USB, interface touch e muitas vezes também bluetooth. Os pontos negativos desse tipo de central é que elas são muito visada por ladrões, justamente por servir em qualquer veículo, também possuem uma tela de baixa qualidade e geralmente não oferecem muitas funcionalidades além do GPS e Tv Digital. Esse tipo de central é recomendado apenas se você não deseja efetuar um investimento muito elevado e quer ter a praticidade de levar a central para um outro carro, caso venha fazer a sua substituição. 
Preço: R$450,00 a R$2.000,00
Produto recomendado: Pioneer AVIC-F960BT(GPS,Tv Digital, MirrorLink) por cerca de R$1.600,00
 
Chevrolet Mylink Nacional

Aqui temos um caso peculiar, existem alguns tipos de centrais MyLink, o que equipa a maioria dos carros no Brasil, com exceção ao Cruze e S10/TrailBlazer, é uma versão simplificada da central multimídia. Nesse caso não há GPS Integrado, no entanto a central oferece algumas outras funções, como exibição de fotos e videos, apps que se integram ao smartphone e permite também customizar algumas configurações do veículo. O que temos aqui é uma central um pouco mais completa e de melhor qualidade do que as centrais genéricas mais baratas, no entanto ainda vale mencionar que as centrais MyLink do exterior são muito mais completas que a nossa, permitindo regular a temperatura do ar condicionado, utilizar GPS, replicar a tela do Smartphone na central, dentre outros.
Preço: R$1.500 em média(Varia de acordo com o modelo)
Centrais Multimidia Originais de Fábrica

As centrais multimídias originais de fábrica vem sido cada vez mais popularizada em carros compactos. Quem começou com essa popularização foi justamente a Chevrolet, inserindo esse equipamento na sua linha de veículos compactos, ainda que sem GPS. Hoje em dia a maioria dos compactos já oferecem o item, seja ele opcional ou de série. Essas centrais geralmente possuem o que gosto de chamar de pacote básico, ou seja, GPS, Bluetooth, USB, Fotos e Videos. Geralmente oferecem um display de qualidade boa, bem como um receptor de GPS igualmente eficiente. No entanto assim como todas as outras oferecem algumas desvantagens, dentre as quais podemos destacar as seguintes: Não é possível remover a central para utilizar em outro carro, quando opcional custa caro e a atualização de mapas do GPS depende obrigatoriamente da concessionária.
Preço: R$1.500 a R$3.000  
 
Android Auto e Apple CarPlay

Chegamos por fim as centrais mais sofisticadas atualmente. Apenas modelos da Volkswagen possuem esse tipo de central. A principal diferença para as outras centrais é que nesse caso o seu celular é totalmente conectado a tela do automóvel, isso permite que você acesse o Waze, Whatsapp, Facebook e muitos outros aplicativos diretamente na tela do seu automóvel e ainda controle os seus dispositivos por lá. Isso é muito interessante, pois não é mais necessário comprar aqueles suportes para celular que atrapalham a visão ou tornam difícil o manuseio do dispositivo. Com isso você tem tudo sempre a mão. A tendência é que esse tipo de central se torne padrão nos demais carros e seu preço acabe se popularizando. Mas claro que não podiamos deixar de citar as desvantagens desse tipo de central, sendo que a principal delas é... Exatamente, o preço. Além disso, como comentamos anteriormente, esse tipo de central, excluindo os carros de luxo, só está disponível na linha Volkswagen, então se você não é muito fã da marca ou não tem nenhum modelo que te chame atenção, terá que aguardar até que outras marcas sigam o mesmo caminho. A boa notícia é que a GM já sinalizou que irá trazer uma versão mais moderna do MyLink, possivelmente com tais recursos. Agora é esperar para ver. Até a próxima ;)

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Sobre o Autor

Editor Chefe

Haroldo, formado em Ciências da Computação e cursando Pós-graduação em Engenharia de Software, dedica seu tempo livre em postagens sobre o mundo automotivo. Desde pequeno apaixonado por carros e velocidade.

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Mildredh, formada em Ciências da Computação e participante ativa do site, postando sua visão feminina sobre diversos assuntos automobilísticos, mostrando a presença cada vez maior das mulheres ao volante.

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