Visamos trazer uma informação de qualidade com dicas, avaliações e comparativos, tudo isso com detalhamento técnico, mas também simples para o público em geral entender.

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Avaliação Fiat Toro Freedom 2020





Olá leitores e leitoras, hoje venho trazer a vocês a avaliação do responsável pela virada de página da Fiat, a famosa, líder do segmento, Fiat Toro.
Esse veículo foi lançado pela Fiat em 2016 e ao contrário do que muita gente pensa, não foi o responsável por inaugurar o segmento de picapes médias-compactas, título o qual pertence a Renault Oroch, mas ainda assim reina absoluto desde seu lançamento. Algumas diferenças em relação ao seu principal concorrente pesam a favor da Fiat, como as dimensões maiores, o design mais atraente e seu sistema exclusivo de abertura de caçamba que vamos detalhar mais pra frente.
Externamente não há como negar que a picape impõe respeito com seu visual agressivo, o exemplar em questão vinha equipado com rodas de liga leve de 16 polegadas, rack de teto, faróis de neblina e luzes DRL(item de série em todas versões), mas apesar de parecer grande a primeira vista no dia-a-dia se mostra um carro muito amigável de ser guiado, bem próximo a um carro de passeio, com itens que auxiliam o motorista como sensores de estacionamento traseiro e camera de ré. Outro ponto bom de se destacar são os retrovisores de tamanho e formato adequados para o porte do carro, que permite um visão ampla para todos os lados, como ponto de atenção fica a eficiência dos fárois que acaba deixando a desejar.
Ainda falando da parte externa, a Toro possui uma caçamba um tanto quanto ampla e de fácil acesso pelo sistema de abertura horizontal bi-partido, é um sistema leve e muito simples de ser operado, bem diferente do tradicional sistema basculante da maioria das picapes, que muitas vezes exige algum esforço extra no fechamento e abertura. Item interessante também fica para a iluminação da caçamba, posicionada nos extremos da terceira luz de freio(e em termos de design praticamente invisível). Dois pontos no entanto requerem atenção, o primeiro é que a capota marítima(opcional que equipava essa versão) é feita de um material que evita a água, porém não é impermeável, ou seja, é necessário um cuidado redobrado ao trafegar com carga em dias de chuvas, pois inevitavelmente a água atingirá as bagagens (ou qualquer que seja o item transportado), ainda sobre a capa o seu manuseio(processo de enrolar/desenrolar a cobertura para acomodar bagagens) não é dos mais simples e exige um certo esforço, item que merecia ser revisto. O segundo ponto de atenção é que ao menos nessa versão não existe proteção para o vidro traseiro, o que dependendo da carga transportada e do uso da picape pode se tornar um problema, ainda que a maioria esmagadora de seu público alvo geralmente não irá utilizá-la para o trabalho.
O habitáculo por sua vez demonstra um cuidado razoável por parte da Fiat, se formos analisar apenas o acabamento em sí ele é muito bom, com plásticos de diferentes texturas, tecido nas portas e um volante de boa pegada, no entanto ao considerar a etiqueta de preço do veículo parece que podia haver um agrado extra, fica a sensação de que falta algo, ainda que acabamento não seja o forte da maioria das picapes. Falando em conforto esse exemplo dispunha de alguns itens como: Ar Condicionado digital dual zone, vidro elétrico nas quatro portas, alarme, trava elétrica(inclusive da caçamba), farol de neblina, iluminação (também traseira), comandos de som no volante junto com as trocas de marchas por borboletas e um ponto que me surpreendeu (negativamente), uma multimida de 5 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay. Porquê surpreendeu negativamente? Pelo fato de que em dado momento a central multimidia simplesmente parou de se conectar com qualquer celular que fosse e a porta USB parou de carregar e (imagino) reconhecer qualquer dispositivo, mesmo depois de desligar o carro e ligar novamente. Em determinado momento a mesma porta USB voltou a funcionar normalmente, isso é algo que deveria ser reavaliado pela Fiat, pois a unidade em questão tinha cerca de 5000 quilometros rodados apenas e nem 1 ano de uso, pouco tempo para um problema desses.
Falando um pouco da dirigibilidade, tenho que concordar com a maioria das opiniões que se ouve, o motor 1.8 eTorq de 140 cavalos não dá conta do recado na hora de empurrar a picape. O desempenho até que não incomoda tanto na cidade com o anda e para do trânsito, mas na estrada ou em situações que demandam mais força(com o carro carregado, por exemplo) o motor sofre para fazer o carro andar, a Fiat sabe disso e prepara o novo motor 1.3 Firefly turbo que promete dar novo fôlego ao carro, mas enquanto isso se você está de olho numa Toro saiba que terá que ter muita paciência (e cuidado) em diversas situações que exijam mais do motor, talvez valha a pena olhar para as versões 2.4 ou 2.0 Turbodiesel, essas sim com motores condizentes com o porte do carro. Se ainda assim não quiser esperar o novo motor 1.3 turbo ou quiser/puder optar pelo 2.4/2.0 diesel, saiba que toda essa falta de força ainda resulta num consumo que deixa muito a desejar, mesmo se tratando de uma picape flex, em nossos testes com etanol não conseguimos passar de 7km/l na estrada e 5km/l na cidade, felizmente com a chegada do novo motor isso tem tudo para mudar, vamos aguardar.

Em linhas gerais o carro irá agradar a grande maioria do seu público alvo, afinal é um carro com uma certa aptidão ao fora de estrada(bem leve), que possui uma caçamba espaçosa, diversos itens de conveniencia e um espaço adequado para quatro adultos, ou seja, boa para aquelas pessoas que moram em apartamentos e ainda desejam ter uma legítima picape quatro portas para estacionar em vagas cada vez menores, onde uma picape média não entraria. As duas únicas (e importantes) ressalvas ficam pelo já citado beberrão e fraco motor 1.8 e pela ausência de mais airbags(inexplicável para um veículo da faixa dos R$100.000). Abaixo você confere os itens de série, preço e ficha técnica de todas as versões, vale antes ressaltar que pessoa jurídica costuma conseguir descontos generosos na aquisição do veículo:
Fiat Toro Endurance 2020 R$ 94.990 – SR (Controle de Tração), Abertura elétrica bocal de abastecimento, Airbag duplo (motorista e passageiro) e Freios ABS com EBD, Alarme antifurto, Alertas de limite de velocidade e manutenção programada, Alça de segurança traseira com luz de leitura incorporada, Alças de segurança coluna A lado motorista e passageiro, Apoia-pé para o motorista, Apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura, Apoios de cabeça traseiros (3) rebaixados e com regulagem de altura, Ar-condicionado, Banco do motorista com regulagem de altura, Bolsa porta-objetos nas portas dianteiras e traseiras, Calotas integrais, Cambio manual de 5 velocidades, Cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura, Cintos de segurança traseiros (laterais e central) retráteis de 3 pontos. Cobertura da alavanca (empunhadura) do freio de mão, Computador de bordo (distância, velocidade média e tempo de percurso), Console central com porta-objetos e porta-copos, Conta-giros, Desembaçador do vidro traseiro, Direção elétrica, Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração), ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade), Espelho no para-sol lados motorista e passageiro, Estepe “ruotino”, Follow me home, Gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix), Ganchos para amarração de carga na caçamba, Gear Shift Indicator (Indicador de troca de marcha), Grade de proteção do vidro traseiro, Grade frontal na cor preta, HCSS (Sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina), Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida), Kit aerodinâmico, Kit ferramenta, Lanterna traseira a LED, Limpador e lavador do para-brisas com intermitência, Luz de leitura, Maçanetas e retrovisores externos na cor preta, Motor 1.8 16V Flex, My Car Fiat (personaliza várias funções do carro), Para-choque dianteiro com pintura parcial na cor do veículo, Para-choque frontal com over bumper, Para-choque traseiro com soleira cromada, Piloto automático com controlador de velocidade, Porta-luvas iluminado, Pré disposição para rádio (Chicote, 2 alto falantes dianteiros, 2 alto falantes traseiros e Antena), Quadro de instrumentos 3,5″ com relógio digital, calendário e indicador de temperatura externa multifuncional em TFT personalizável, Retrovisores externos com comando manual, Revestimento de caçamba, Revestimento externo na coluna central das portas, Rodas de aço estampado 6.5 x 16″ + Pneus 215/65 R16, Santo Antonio, Segunda luz de ré, Sistema Start&Stop (desligamento/acionamento automático do motor), Suspensão traseira multilink, Tampa traseira dupla com abertura elétrica, Tomada 12V, Travas elétricas (Travamento automático a 20 km/h, indicador de portas abertas, luz interna com temporizador e tampa do combustível), Vidros climatizados verdes, Vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento lado motorista, Volante EAS – Energy Absorbing System, Volante com regulagem de altura e profundidade, Válvula antirrefluxo de combustível e dTPMS (Sensor de pressão dos pneus).
Opcionais:
  • Pacote PROTECTION MOPAR CUSTOM SHOP (R$ 1.099) – Parafuso antifurto; Para barros pneus dianteiros e traseiros; Frisos das portas na cor preta com nome Toro; Badge Custom Shop.
  • Pacote Convenience (R$ 3.500) – Rodas de aço estampado 6.5 x 16″ (Super Spoke) + Pneus 215/65 R16; Faróis de neblina; Porta-escadas; Brake light; Sensor de estacionamento traseiro; Iluminação de caçamba; Retrovisores externos elétricos com sistema Tilt Down + setas de direção integradas.
  • Pacote Convenience Multimídia (R$ 3.000) – Câmera de ré; Central multimídia com tela de 7″ touchscreen;  Apple CarPlay e Android Auto, Navegação GPS embarcada; Comandos de voz Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, entrada aux, Porta USB; 6 alto-falantes; Volante em couro com comando do rádio e telefone; 2 Tweeters no painel.
Fiat Toro Freedom 2020 R$ 112.490 – itens acima + 2ª Tomada 12V, 2ª entrada USB, 6 Alto Falantes, Apoia-pé para o motorista, Ar condicionado digital dualzone, Barras longitudinais no teto, Capota marítima, Central multimídia com tela de 7″ touchscreen; Apple CarPlay e Android Auto , Navegação GPS embarcada; Comandos de voz Bluetooth,MP3, Rádio AM/FM ,entrada aux, Porta USB, Faróis de Neblina com sistema Cornering, Faróis de neblina com moldura cromada, Luz de iluminação da caçamba, Moldura central do painel de instrumentos exclusiva, Para-sol Iluminado, Porta objetos passageiro, Porta-escadas, Retrovisores externos elétricos com Tilt Down, Sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré, Tapetes dianteiros e traseiros em borracha, Voice recognition e Volante em couro com comandos do rádio e alavancas de seleção das marchas tipo borboleta.
Opcionais:
  • Pacote Stile (R$ 3.700) – bancos em couro e descansa braço traseiro central.
  • Pacote S-Design (R$ 5.500) – Logos “Fiat” e de identificação de versão/motor escurecidos no exterior; Volante e kit chaves; Pintura cinza na capa dos retrovisores externos; Grade superior dianteira e barras de teto; Faixas adesivas no capô e tampa traseira da caçamba; Rodas com pintura escurecida; Badge “S-DESIGN” nas portas dianteiras; Roll Bar preto (Santantônio); Estribos laterais pretos; Interior escurecido (teto e colunas); Cor específica da moldura da central multimídia, saídas de ar, alças das portas e aros dos alto-falantes; Bancos revestidos com mescla de couro e tecido; Painel das portas dianteiras revestidos em couro, com costura preta; Apoia copos e braços no banco traseiro.
  • Pacote PROTECTION MOPAR CUSTOM SHOP (R$ 1.099) – Parafuso antifurto; Para barros pneus dianteiros e traseiros; Frisos das portas na cor preta com nome Toro; Badge Custom Shop.
  • Pacote CHROME MOPAR CUSTOM SHOP (R$ 490) – Capa de Maçaneta Cromada; Protetor de soleira cromado; Badge Mopar Custom Shop.
  • Pacote LANDSCAPE BLACK MOPAR CUSTOM SHOP (R$ 2.990) – Badge Mopar Custom Shop; Santoantônio e estribos cromados; Engate de reboque; Grade de proteção do vidro traseiro.
  • Pacote LANDSCAPE CHROME MOPAR CUSTOM SHOP (R$ 3.290) – Estribo cromado; Roll Bar cromado (Santantônio); Barra de proteção do vidro traseiro; Engate Reboque Removível Traseiro (cromado).
Fiat Toro Volcano 2020 R$ 125.990 – itens acima + 7 Air Bags (motorista, passageiro, laterais, cortina e joelho), Apoia-braço central traseiro com porta-copos, Audio streaming, Banco do passageiro rebatível e porta-objeto, Banco motorista com regulagem elétrica (assento em 8 posições), Cambio automático de 9 velocidades, Console central bicolor, Faróis com sistema DRL, Guarnições abaixo dos vidros cromadas, Hodômetro digital (total e parcial), Keyless entry’n’go, Luzes ambiente em LED, Moldura dos alto-falantes com pintura exclusiva, Moldura dos faróis de neblina cromadas, Moldura inferior das portas com frisos cromados, Navegação GPS, Partida remota, Retrovisor interno eletrocrômico, Rodas de liga leve 6.5 x 17″ + Pneus 225/60 R17, Sensor crepuscular, Sensor de chuva, Soleira metálica e Telecomando para abertura e fechamento das portas e vidros.
Opcionais:
  • Bancos revestidos parcialmente em couro (R$ 4.000)
  • Pacote Deluxe (R$ 7.000) – teto solar e bancos parcialmente em couro.
  • Pacote PROTECTION MOPAR CUSTOM SHOP (R$ 1.099) – Parafuso antifurto; Para barros pneus dianteiros e traseiros; Frisos das portas na cor preta com nome Toro; Badge Custom Shop.
Fiat Toro Ranch 2020 R$ 162.990 – itens acima + rodas de liga leve de 18 polegadas, barras no teto, retrovisores, engate de reboque removível e santantônio cromados, bancos em couro na cor marrom, entre outros.

Abaixo também o valor das mesma configurações na versão diesel:
Fiat Toro Endurance 2.0 Diesel AT9 4×4 2020 – R$ 131.990
Fiat Toro Freedom 2.0 Diesel AT9 4×4 2020 – R$ 143.990
Fiat Toro Volcano 2.0 Diesel AT9 4×4 2020 – R$ 155.990


Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Sobre o Autor

Editor Chefe

Haroldo, formado em Ciências da Computação e cursando Pós-graduação em Engenharia de Software, dedica seu tempo livre em postagens sobre o mundo automotivo. Desde pequeno apaixonado por carros e velocidade.

Colunista Vez das Mulheres


Mildredh, formada em Ciências da Computação e participante ativa do site, postando sua visão feminina sobre diversos assuntos automobilísticos, mostrando a presença cada vez maior das mulheres ao volante.

Dados de Contato

Se você deseja entrar em contato conosco para publicar em nosso site uma matéria patrocinada, fornecer veiculo para avaliação ou mesmo enviar dúvidas ou sugestões, envie um e-mail para: milmotores@gmail.com