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sexta-feira, 1 de março de 2019

Avaliação: Toyota Corolla GLI 2013

   Hoje vamos falar de um sucesso de vendas, em sua 8ª geração, que é mundialmente conhecido pelo seu temperamento neutro e pela sua confiabilidade mecânica, sim estamos falando do Toyota Corolla.
   O Corolla é muito reconhecido mundialmente pela sua confiabilidade mecânica e sem dúvida esse é um dos seu grandes atributos. Quer comprar um carro usado mas não tem experiência ou não quer dor de cabeça? Compre um Corolla com todas revisões feitas em concessionárias, que a chance de problemas é bem pequena.
   Um dos grandes motivos de sua confiabilidade é justamente o atendimento excelente de suas concessionárias, não rara premiadas em excelência de atendimento e qualidade. Todo o processo de revisão é feito de maneira impecável e minuciosamente, em busca de defeitos no veículo, o que garante uma tranquilidade extra aos seus proprietários. Além disso, para o bem e para o mal, as japonesas são conhecidas por seu conservadorismo, basta notar que essa geração do Corolla sempre usou um antiquado(porém eficiente) câmbio automático de 4 marchas e estamos falando de um carro que foi comercializado até 2013. Mas você pode estar se perguntando, o que o carro tem além de sua confiabilidade e principalmente, quais são os seus defeitos? É o que vamos analisar nos próximos parágrafos.
   Esse é um carro ideal para você que busca apenas se locomover do ponto A ao ponto B com muito conforto. O carro possui um porta-malas generoso de 470 litros, muito superior ao do seu rival Honda Civic com seus de 340 litros(geração 8) ou 440 litros(geração 9). Além do porta malas bem amplo, o carro comporta confortavelmente 4 adultos(mesmo que de estatura alta), uma vez que tem um espaço para pernas e cabeça considerável(tanto na frente quanto atrás). Um quinto ocupante, a menos que seja uma criança, provavelmente vai causar um certo incômodo nos demais, já que ele ainda se enquadra na categoria de sedã médio. Ainda falando de seu interior os principais itens de conveniência estão lá como: CD Player/MP3(Não há entrada USB, novamente o conservadorismo japonês), Ar Condicionado(Manual nessa versão), retrovisor/travas e vidros elétricos(com função subida e descida automática para todos, algo raro de se ver nesse segmento) e alarme. Além disso possui uma porção generosa de couro revestindo o acabamento de todas as portas, também um ponto positivo para a Toyota.
   Porém, como dissemos, nem tudo é perfeito no modelo mais vendido da Toyota aqui, um exemplo claro disso é qualidade do material utilizado, apesar de tudo se encaixar com perfeição e o veículo se recusar a fazer barulhos internos mesmo com vários quilômetros rodados, existe muito plástico de aparência e textura simples demais, que não condizem com o porte/valor do carro e isso afeta o carro no geral, desde alavanca de setas/limpador, até saída do ar condicionado e puxadores. Outro ponto de atenção é que por se tratar de um veículo com proposta totalmente familiar, o ideal seria se os bancos viessem em uma tonalidade mais escura(apesar da beleza inegável do couro claro), isso evitaria sujeiras aparentes e uma necessidade mais constante de limpeza.
   Partindo para a parte mecânica do carro, realmente a engenharia da Toyota levou a sério esse quesito. Ainda que conte, nesta versão, com um motor 1.8 aliado a uma transmissão automática de 4 velocidades, o carro demonstra fôlego de sobra para o dia-a-dia, sem necessidade de reduções constantes e com uma caixa de transmissão que entende exatamente o que o motorista quer(seja quando estamos numa subida, numa descida ou queremos efetuar uma ultrapassagem), claro que o câmbio CVT da sua nova geração traz muito mais conforto e economia, mas a caixa de 4 marchas não deixa a desejar. Incrivelmente o carro é bem econômico tanto na cidade, quanto na estrada, levando a um consumo combinado de cerca de 10km/l no álcool. A suspensão segue a linha dos Corollas no geral, sendo muito macia na cidade e confiável na estrada, apesar de não chegar ao ponto da esportividade(O que não é um demérito, afinal o carro é assumidamente familiar). Outro ponto positivo são os faróis bi-parábola, com luz individual para o facho baixo e o facho alto, que também possuem uma boa eficiência. Fica como ausência notável as luzes repetidoras de direção laterais em todas as versões e o farol de neblina.
   Por fim, podemos dizer que o Corolla entrega exatamente aquilo que se propõe: é um carro confiável, razoavelmente econômico, com equipamentos essenciais, confortável e com desempenho adequado. O principal contra do carro é que mesmo usado, ainda é um carro relativamente caro, que é mais indicado para quem não busca grandes emoções ao volante mas não abre mão de um meio de transporte seguro e confortável. Se você está buscando pouca dor de cabeça, um carro discreto e não busca esportividade, sem dúvidas o Corolla é uma ótima opção para você, ainda mais nessa geração que ainda é relativamente recente e é possível encontrá-la com os principais equipamentos.
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Sobre o Autor

Editor Chefe

Haroldo, formado em Ciências da Computação e cursando Pós-graduação em Engenharia de Software, dedica seu tempo livre em postagens sobre o mundo automotivo. Desde pequeno apaixonado por carros e velocidade.

Colunista Vez das Mulheres


Mildredh, formada em Ciências da Computação e participante ativa do site, postando sua visão feminina sobre diversos assuntos automobilísticos, mostrando a presença cada vez maior das mulheres ao volante.

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