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quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Fatores que influenciam e facilitam a baliza.


Muitos motoristas já passaram por essa situação: Estão andando na rua procurando uma vaga, quando de repente surge aquela vaga apertada para seu carro. Em uma situação dessas é muito comum motoristas inexperientes, ou que não tem facilidade em manobrar o carro, desistirem da vaga, mas esse cenário felizmente vem mudando rapidamente, com novos recursos que aliviam um pouco o sofrimento de quem não se sente confortável nessa situação e é exatamente sobre eles que vamos falar nessa matéria.
Antes de começarmos a explorar um pouco os recursos é importante lembrarmos que existem diversas funcionalidades nos carros modernos e que algumas delas complementam-se umas com as outras e também cada carro foi projeto seguindo um determinado parâmetro, o que influencia diretamente na facilidade ou não de fazermos baliza.


Design do Carro
Um dos fatores que mais influência na hora de fazer a baliza é o design do carro. Isso mesmo, por incrível que pareça o design faz toda a diferença, pegamos o exemplo da foto acima. Como podemos notar o design da janela traseira de um Range Rover Evoque é muito menor que o de um smart fortwo(As letras minusculas são devido ao fabricante batizar o nome do carro exatamente assim), tornando o segundo carro muito mais fácil de manobrar(Em parte claro pelo seu tamanho). O que podemos notar é que muitas vezes o design se sobresai a funcionalidade e isso varia de cada fabricante e até mesmo de cada produto. Carros sedans, por exemplo, tendem a serem mais díficeis de manobrar do que carros hatchs, isso porque no sedan a carroceria se estende para além do vidro traseiro, o que dificulta delimitar quanto espaço há restante atrás, o que não acontece em carros hatchs.http://www.fiat.com.br/content/dam/fiat-brasil/desktop/images/tecnologias/lateral/sensor_estacionamento.jpg
Sensor de Estacionamento
Um item que vem se popularizando cada dia mais no Brasil e que hoje já podemos encontrar na faixa dos R$50(Modelos chineses sem mão de obra) é o sensor de estacionamento. Esse é um item que pode ser aplicado tanto na dianteiro(incomum em carros mais simples) quanto na traseira e seu funcionamento é muito simples: São instalados quatro pontos no parachoque que emitem uma onda eletromagnética(Parecido com rádio/wifi/bluetooth), essa onda é interpretado por um módulo que calcula a distância aproximada do obstáculo emitindo um bipe em intervalos cada vez menores conforme se aproxima do obstáculo. Esse é um item que evita  a maioria das colisões traseiras e funciona também, se de qualidade e bem instalado, para avisar a proximidade com pilastras e outros objetos na diagonal do carro. Devido ao seu processo de leitura é recomendável fazer a baliza em baixa velocidade, pois pode haver uma demora na interpretação da central. Cuidado com os modelos muito baratos pois geralmente efetuam uma leitura imprecisa e não raramente apresentam problema. http://www.maosaoauto.com.br/wp-content/uploads/2015/07/camera-de-r%C3%A9.jpg
Camera de Ré

Mais um item que também vem tomando conta do mercado de acessórios Brasileiros e cada vez mais vem sendo embutido em modelos um pouco mais acessíveis. Eu pessoalmente acredito que seja um complemento ao sensor de estacionamento apesar de muitos carros substituírem o item anterior por este. O problema nesse caso é que não há nenhum sinal sonoro, então é necessário olhar para tela e se atentar a marca vermelha, que indica o limite do carro. O preço desse item vaaria em torno de R$70,00 no entanto caso seu carro não seja equipado com uma central multimídia, é necessário incluir também o valor do espelho retrovisor,onde é projetado a imagem, que gira em torno de R$100,00.http://blog.tuningparts.com.br/wp-content/uploads/2016/01/estacionamento-automatico3.jpg
Estacionamento Autônomo

Por fim, a tecnologia mais recente e ainda não difundida em segmentos de carros não luxuosos (com exceção ao Ford Focus) é o estacionamento autônomo, neste basta o condutor emparelhar a uma vaga na perpendicular ou em paralelo que o sistema se encarrega de virar o volante automaticamente. O condutor precisa apenas acelerar e frear de acordo com indicações no painel. Esse é o sistema mais caro, porém mais eficiente de estacionamento e combina geralmente as duas tecnologias anteriores. É esperado que a médio prazo esse sistema esteja massificado e disponível em modelos mais acessíveis, o primeiro passo já foi dado pela Ford, resta agora esperar a popularização deste equipamento.
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Sobre o Autor

Editor Chefe

Haroldo, formado em Ciências da Computação e cursando Pós-graduação em Engenharia de Software, dedica seu tempo livre em postagens sobre o mundo automotivo. Desde pequeno apaixonado por carros e velocidade.

Colunista Vez das Mulheres


Mildredh, formada em Ciências da Computação e participante ativa do site, postando sua visão feminina sobre diversos assuntos automobilísticos, mostrando a presença cada vez maior das mulheres ao volante.

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